Janja, Xuxa e Luiza Trajano são condecoradas com a medalha do mérito por Lula

O presidente Lula concedeu a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz, na categoria ouro, a 22 personalidades e 10 associações que se destacaram na área da saúde. A homenagem reconhece contribuições significativas para a saúde pública dos brasileiros.

Os decretos com as condecorações foram publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira (4). Entre os homenageados estão a primeira-dama Rosangela Lula da Silva, a ex-ginasta Daiane dos Santos, a apresentadora Xuxa Meneghel e a empresária Luiza Trajano. Políticos e profissionais da saúde também foram agraciados.

A Medalha, criada em 1970 em homenagem ao médico e fundador da saúde pública brasileira, Oswaldo Cruz, é concedida em três graus: ouro, prata e bronze.

A lista de condecorados inclui Aparecida dos Santos Bezerra, enfermeira com atuação na saúde indígena; Atila Iamarino, biólogo e pesquisador; Cristiana Maria Toscano Soares, médica e vice-chefe do Departamento de Saúde Coletiva da UFG; e Dorinaldo Barbosa Malafaia, deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Vacina. Outros homenageados são Esper Georges Kallás, diretor do Instituto Butantan; Fabio Baccheretti Vitor, presidente do Conass e secretário estadual de Saúde de Minas Gerais; e Humberto Costa, senador e presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

As entidades premiadas incluem a Agência de Notícias das Favelas (ANF), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre outras.

Janja e Luiza Trajano não tiveram suas contribuições específicas para a saúde detalhadas no decreto.