Ministro da Fazenda vê Brasil em “melhor dos mundos” econômicos, com taxa de desemprego e inflação baixas

Nesta quinta-feira (12), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil está vivendo um cenário “favorável”, com taxas de desemprego e inflação historicamente baixas. No entanto, ele observou que o pessimismo no mercado financeiro persiste.

Haddad qualificou parte desse pessimismo como “especulação” e fez a declaração durante uma entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, do Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“Em três meses, crescemos o que o mercado projetava para o ano inteiro. É claro que há especuladores que se beneficiam com isso. Não podemos ignorar a especulação, embora também haja erros de previsão, muitas vezes de boa-fé”, comentou.

O ministro também destacou uma contradição no mercado financeiro, que elogia os resultados econômicos da Argentina, apesar da queda de 5,1% no PIB do país no primeiro trimestre, enquanto critica os números brasileiros.

“Quando converso com empresários argentinos, que estão enfrentando uma recessão severa e uma pobreza acima de 50%, eles permanecem otimistas. No Brasil, contudo, alguns no mercado financeiro veem tudo de forma negativa, apesar das previsões apocalípticas não se concretizarem”, concluiu.