PF realiza operação para investigar falsa vinculação de Lula ao PL

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia em homenagem ao dia da Amazonia, nos Palacio do Planalto, com a presença dos ministros Flavio Dino, Marina Silva, Sônia Gajajara, Anielle Franco, Ester Dweck, Paulo Teixeira e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia sofre com diversas ações de desmatamento, garimpo ilegal, a grilagem de terras. Com extensão aproximada de 421 milhões de hectares, a Amazônia representa um terço das florestas tropicais do mundo. A região é responsável por vários processos climáticos, a exemplo da evaporação e transpiração da floresta, que ajudam a manter o equilíbrio do clima e a manutenção dos estoques de água doce. Além disso, abriga mais da metade da biodiversidade do planeta. | Sérgio Lima/Poder360 05.set.2023

A Polícia Federal (PF) lançou nesta quarta-feira (30) a operação “Infiliatio” para investigar a filiação indevida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Partido Liberal (PL), registrada em julho de 2023. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul.

A filiação falsa de Lula ao PL foi identificada e revertida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda no ano passado. Na época, o TSE informou que a senha utilizada para registrar a filiação era de uma advogada do PL. No entanto, nesta quarta, o mandado de busca teve como alvo um menor de idade, segundo informações da TV Globo.

Segundo a PF, não há sinais de invasão hacker no sistema do TSE; a filiação teria sido inserida como dados falsos em formulários de registro. A operação também investiga um funcionário do PL que teria realizado a “etapa de moderação” do cadastro.

Os suspeitos podem responder por crimes de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade. A investigação busca esclarecer se outras fraudes foram cometidas e os motivos dos envolvidos.