quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Início POLÍTICA Chefe da PF garante que resultado da eleição de Trump não afetará...

Chefe da PF garante que resultado da eleição de Trump não afetará apurações contra Bolsonaro

07/03/2020 REUTERS/Tom Brenner

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, assegurou que a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos não influenciará as investigações em andamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em entrevista ao jornal O Globo, Andrei afirmou que o resultado da eleição americana, divulgado na quarta-feira, 6, terá “influência zero” nas operações da PF. “O Brasil é um país soberano. A Justiça brasileira é independente, e a Polícia Federal atua com total autonomia investigativa”, declarou.

Alguns apoiadores de Bolsonaro veem a posse de Trump como uma possível ferramenta para pressionar o governo Lula, o Judiciário e até a própria Polícia Federal. Entre as medidas temidas por aliados do ex-presidente, está a possibilidade de o governo americano cancelar vistos de entrada nos Estados Unidos para autoridades da PF e do Supremo Tribunal Federal (STF) envolvidas nas investigações. Embora propostas semelhantes tenham sido feitas por parlamentares republicanos, aliados de Trump, elas não foram mantidas pela administração de Joe Biden.

Atualmente, a Polícia Federal está finalizando as investigações contra Bolsonaro, que é acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado, ao lado de militares e ex-integrantes de seu governo. Além disso, o ex-presidente já foi indiciado por desvio de presentes oficiais e falsificação de documentos de vacinação contra a covid-19.