
Manaus — Próximo ao feriado de Dia da Proclamação da República, a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta quarta-feira (13) foi cancelada, após apenas 10 dos 41 vereadores comparecem à Casa Legislativa. A informação foi divulgada pelo vereador Rodrigo Guedes (PP) em suas redes sociais.
“No momento em que o Brasil inteiro discute a questão da escala de trabalho para os brasileiros comuns, muitos dos vereadores de Manaus dão esse péssimo exemplo”, escreveu Guedes nas redes sociais, mostrando o plenário vazio.
No canal da CMM do Youtuber, a transmissão durou apenas 3 minutos, mas sem mostrar o plenário. Sessões na casa ocorrem três dias por semana, de segunda a quarta-feira, com duração, em média, de três horas diárias.
Conforme previsto no Regimento Interno da CMM, se não houver um terço dos vereadores presentes no plenário até 9h30 da manhã, a sessão deve ser encerrada. As proposituras que seriam deliberadas e votadas hoje serão votadas nas próximas sessões plenárias ordinárias.
Em relação às justificativas, os parlamentares têm prazo de até 48 horas para justificar ausências, de acordo com o artigo 116 do Regimento Interno da CMM.
A ausência dos vereadores ocorre um dia após eles aprovarem regime de urgência para projeto da Mesa Diretora da CMM que estende aos ex-vereadores o plano de saúde dos parlamentares com mandato.





