51% acreditam em tentativa de golpe de Bolsonaro contra Lula, segundo Quaest

(Brasília - DF, 14/01/2019) Presidente da República, Jair Bolsonaro recebeu telefonema na manhã desta segunda-feira (14/01) do Ministro do Interior e Vice-Premier da Itália, Matteo Salvini. Foto: Alan Santos/PR

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (13.dez.2024) pela Quaest revelou que 51% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e militares tentaram aplicar um golpe de Estado contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros 38% discordam dessa visão, enquanto 12% não souberam ou não responderam.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 8.598 eleitores entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, e o nível de confiança é de 95%.

O relatório destaca que 54% dos entrevistados já tinham conhecimento da chamada “Operação Contragolpe” antes de serem questionados, enquanto 46% tomaram ciência durante a pesquisa. A operação investigou ações de militares que incluíam monitorar o ministro do STF Alexandre de Moraes para prendê-lo e assassiná-lo, além de planos para executar o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Entre os entrevistados, 48% acreditam que Bolsonaro participou diretamente do plano de golpe, 34% dizem que ele não teve envolvimento, 2% afirmam que nenhuma tentativa de golpe ocorreu, e 17% não souberam ou preferiram não responder.

A pesquisa está disponível na íntegra em formato PDF (13 MB).