
O brasileiro Vinícius Júnior, de 24 anos, foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada 2023/24 em votação realizada pelo jornal espanhol Marca. O atacante superou o companheiro de Real Madrid, Jude Bellingham, que ficou em segundo lugar, e Rodri, do Manchester City, vencedor da Bola de Ouro da France Football, que terminou na terceira posição.
O prêmio “Os 100 do Marca” contou com a participação de 122 jornalistas internacionais, além de ex-jogadores e ex-treinadores. Nas edições anteriores, Karim Benzema (2021/22) e Erling Haaland (2022/23) foram os vencedores.
Vini Jr era apontado como o principal favorito à Bola de Ouro, após uma temporada de destaque em que marcou 24 gols, deu 11 assistências e conquistou a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol pelo Real Madrid. No entanto, em uma escolha considerada controversa, o prêmio foi concedido a Rodri, campeão da Eurocopa pela Espanha.
Além de Vini Jr, outros brasileiros se destacaram na lista dos 100 melhores: Savinho (Manchester City), em 27º lugar, pelo desempenho no Girona; Raphinha (Barcelona), na 58ª posição; e Igor Thiago (Club Brugge), em 97º.
Top 10 do prêmio “Os 100 do Marca”:
- Vinícius Júnior (BRA) – Real Madrid
- Jude Bellingham (ING) – Real Madrid
- Rodri (ESP) – Manchester City
- Lamine Yamal (ESP) – Barcelona
- Dani Carvajal (ESP) – Real Madrid
- Erling Haaland (NOR) – Manchester City
- Toni Kroos (ALE) – Real Madrid
- Kylian Mbappé (FRA) – Real Madrid
- Florian Wirtz (ALE) – Bayer Leverkusen
- Harry Kane (ING) – Bayern de Munique







