
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (13/12) o lançamento de um plano anticorrupção “inédito”, com foco no combate à corrupção e promoção da integridade. O Plano de Integridade e Combate à Corrupção 2025-2027, elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU), prevê 260 ações a serem monitoradas semestralmente, com 49 estratégias dedicadas exclusivamente à repressão de crimes relacionados à corrupção.
De acordo com a CGU, o plano inclui operações integradas entre órgãos como a Polícia Federal, a CGU e o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Em 2024, mais de 40 operações especiais já foram realizadas. As ações estão divididas em cinco eixos: controle do uso de recursos públicos, integridade nas relações público-privadas, transparência, combate à corrupção e fortalecimento institucional.
O plano também contempla medidas preventivas, como o uso de tecnologia avançada e a melhoria da transparência pública. A CGU acompanhará o progresso do plano por meio de relatórios periódicos, reforçando o compromisso do governo em garantir a aplicação eficiente dos recursos públicos.
O processo de elaboração foi colaborativo, envolvendo 35 ministérios, 11 agências reguladoras, a Polícia Federal, o Banco Central, entre outros órgãos, além de especialistas e entidades do setor privado. O ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, destacou a importância de uma abordagem integrada, envolvendo diferentes esferas do governo e da sociedade no combate à corrupção.






