Polícia apura feminicídio após filha adotiva de Flordelis ser encontrada morta

Gabriella dos Santos de Souza, 25 anos, filha adotiva da ex-deputada federal Flordelis, foi encontrada morta na madrugada desta quarta-feira (22) na Estrada do Pacheco, em São Gonçalo. A principal linha de investigação aponta para feminicídio, segundo informações da 74ª DP (Alcântara).

De acordo com o colunista Ullisses Campbell, do jornal O Globo, a polícia apura ameaças enviadas pelo companheiro da vítima por mensagens no WhatsApp. Gabriella, adotada por Flordelis e pelo pastor Anderson do Carmo quando bebê, constava oficialmente como filha do casal na certidão de óbito, que aponta parada cardiorrespiratória súbita como a causa provável da morte. No entanto, as circunstâncias permanecem obscuras, e uma investigação mais aprofundada está em andamento.

Flordelis, atualmente cumprindo pena de 50 anos na Penitenciária Talavera Bruce, em Bangu, tenta obter autorização judicial para comparecer ao enterro de Gabriella, marcado para esta quinta-feira (23). A ex-deputada foi condenada pelo assassinato do marido, ocorrido em 2019, quando Anderson foi alvejado com 30 tiros na garagem da casa da família, em Niterói.

Gabriella chegou a prestar depoimento no caso do assassinato do pai adotivo, sendo testemunha na audiência de instrução e julgamento em 2021. Na ocasião, a jovem relatou que Anderson ainda apresentava sinais vitais antes da chegada do socorro. Contudo, foi liberada pela juíza Naris Carvalho Arce após aparentar estar sob efeito de medicamentos controlados.

O caso de Gabriella reacende a discussão sobre violência de gênero e os desdobramentos trágicos que ainda cercam a história da família Flordelis.