Lula segue com boné simbólico e altera foto de perfil em redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mergulhou de vez na “guerra dos bonés”, adotando uma nova imagem nas redes sociais, com um boné branco estampado com a frase “O Brasil é dos brasileiros”. A foto já aparece no Instagram, TikTok e Kwai, consolidando a participação do presidente no movimento que ganhou força no Congresso e em câmaras municipais pelo país.

Na semana passada, Lula havia publicado um vídeo usando um boné azul, fazendo referência à campanha de Donald Trump, ex-presidente dos EUA, que popularizou bonés com a frase “Make America Great Again”. A versão brasileira, chamada de boné “antiTrump”, busca contrapor a mensagem da direita.

A primeira aparição do acessório ocorreu nas eleições para as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, em 1º de fevereiro, quando parlamentares da base governista usaram bonés com a frase “O Brasil é dos brasileiros”. Já no dia 3, a oposição respondeu com bonés próprios, incluindo o slogan “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”.

De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o novo lema foi sugerido pelo marqueteiro Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). No entanto, a postura dos parlamentares, tanto de apoio a Lula quanto a Bolsonaro, gerou críticas do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que lamentou o uso dos bonés como uma estratégia política no início dos trabalhos do Congresso.