Corpo de mulher de 72 anos é descoberto com 20 gatos em situação de abandono

O corpo de Maria José Bataglia Simões, de 72 anos, foi encontrado em avançado estado de decomposição em sua residência na Tijuca, Zona Norte do Rio, na última terça-feira (10). No local, estavam 20 gatos de estimação, muitos deles debilitados.

Nesta sexta-feira (14), a Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais realizou o resgate dos felinos. O secretário Luiz Ramos Filho descreveu a situação como alarmante. “Logo na entrada, encontramos um gato com um tumor do tamanho de uma laranja na barriga. A maioria estava arisca, estressada e com medo”, contou.

Seis dos gatos em pior estado foram levados para a Fazenda Modelo, um abrigo municipal em Guaratiba, onde passarão por quarentena para avaliação de possíveis doenças. Os outros animais serão resgatados na próxima semana, com os vizinhos da idosa se comprometendo a alimentá-los até lá.

Todos os gatos resgatados passarão por vacinação, microchipagem, vermifugação e castração. Após o período de quarentena, eles serão colocados para adoção.

O corpo de Maria José foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), que não encontrou sinais de violência. A investigação segue sob responsabilidade da 19ª DP (Tijuca).