
A alta no preço dos ovos tem preocupado tanto consumidores quanto comerciantes. Com o aumento do valor das carnes, muitas famílias passaram a optar pelo ovo como alternativa mais econômica, impulsionando a demanda. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados, os preços começaram a subir desde a segunda quinzena de janeiro.
A associação aponta que a popularização do ovo como substituto da carne e a proximidade da Quaresma, período em que o consumo do alimento cresce, contribuem para a valorização do produto.
— As empresas iniciaram o programa de abastecimento das lojas para atender à demanda sazonal da Quaresma, mas a restrição na oferta e os aumentos sucessivos preocupam os supermercados. Além disso, os consumidores têm recorrido mais aos ovos de galinha devido à alta dos preços das demais proteínas — afirmou o vice-presidente do grupo ao jornal Folha de S. Paulo.
Ainda segundo o veículo, o preço dos ovos atingiu o maior patamar diário em termos nominais desde o início da série histórica, em 2013.
Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, maior produtora de ovos de galinha do Brasil, registrou um aumento significativo. Em fevereiro de 2025, uma caixa com 30 dúzias de ovos brancos chegou a R$ 233,55, uma alta de 37,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando o mesmo volume custava R$ 169,33.