
Brasil – O dramaturgo, diretor, tradutor e ator José Rubens Siqueira morreu aos 79 anos. A notícia foi anunciada na manhã desta segunda-feira (17), pela página do Instagram do artista.
“Não encontramos as palavras para comunicar a partida de nosso amado Zé Rubens. Estaremos hoje, a partir das 14h, reunidos para celebrar sua vida e nos despedir; No mistério que é o tempo, nossos corações estão partidos mas cheios de amor. Convidamos aqueles que o amam a se juntarem a nós, para honrar sua passagem e transformar o adeus em um tributo à vida.’Vivo até o fim'”, anunciou a postagem.
O ator estava em cartaz no Sesc Consolação com a peça “O Jardim das Cerejeiras”, montada pela Cia. da Memória. A companhia teatral também se manifestou no Instagram, em post colaborativo com o diretor-fundador Ruy Cortez:
“O nosso mais que amado Zé partiu. Foi um presente dos deuses ter convivido e ainda mais, ter trabalhado com este artista, ser humano, ator excepcional. Nossa “fina flor do Lácio” como eu gostava de lhe chamar. Zé Rubens amado, que Dioniso te receba como filho amado que você é. Que todos os deuses recebam você em festa e amor. E que todos nós possamos estar juntos um dia novamente”.
Siqueira escreveu e dirigiu dezenas de peças teatrais e, como tradutor, foi responsável pelas versões brasileiras de obras de Salman Rushdie, Toni Morrison e J. M. Coetzee.
O artista será velado nesta segunda, das 14h às 17h, na Bela Vista, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada.