sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA PT pede ao STF liberação para TVPT exibir julgamento de Bolsonaro em...

PT pede ao STF liberação para TVPT exibir julgamento de Bolsonaro em tempo real

Após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar Jair Bolsonaro (PL) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe, o Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou à Corte o credenciamento da TVPT – canal da sigla no YouTube – para transmitir ao vivo o julgamento.

No ofício enviado ao STF, o partido pede autorização para cobrir a sessão que julgará o ex-presidente e outros investigados, além de futuros casos relacionados.

— Queremos estar lá porque será um momento histórico, que vai parar o país, quase uma Copa do Mundo — afirmou Jilmar Tatto, secretário de Comunicação do PT, à Folha de S. Paulo.

Tatto argumenta que a tentativa de golpe configura um caso de “interesse público” e que a transparência do julgamento é essencial para garantir amplo acesso às informações e fortalecer a confiança na atuação do STF na defesa da ordem democrática.

— A transmissão pela TVPT ampliará o alcance do julgamento, permitindo que mais brasileiros acompanhem os debates e decisões que impactam a democracia e o Estado de Direito — destaca o ofício.

O partido também menciona o artigo 220 da Constituição, que assegura a liberdade de imprensa.

Aliados de Lula veem a transmissão como uma oportunidade para desgastar Bolsonaro e recriar a atmosfera da CPI da Covid-19, como apontado pela coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles.

Em 2021, a CPI da Covid gerou grande engajamento nas redes sociais, com perfis dedicados a acompanhar os trabalhos em tempo real. Os canais Camarote da CPI e JaIrme’s Vaccina Race, por exemplo, reuniam mais de 264,7 mil seguidores e contribuíram para a checagem de declarações e a formulação de questionamentos na comissão.