PSOL pede protesto em casa no dia 2 de maio contra a escala 6×1

Nesta terça-feira (25), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) convocou trabalhadores para um protesto contra a escala de trabalho 6×1 (seis dias de trabalho e um de folga). O ato foi liderado pelo vereador Rick Azevedo (PSOL-RJ), no mesmo dia em que a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para abolir essa escala.

Rick Azevedo chamou os trabalhadores a estenderem o feriado de 1º de Maio (Dia do Trabalho) e se manifestarem contra a escala no dia 2 de maio.

– Convoco a classe trabalhadora para se unir no dia 1º de maio em protesto contra a escala 6×1. Vamos transformar esse dia em um “Feriadão Prolongado Pelo Fim da Escala 6×1”. No dia 2, fique em casa em protesto a essa escala escravocrata – afirmou Azevedo.

A PEC proposta por Hilton visa substituir a jornada 6×1 pela jornada 4×3 (quatro dias de trabalho e três de folga), um modelo já testado em algumas empresas e países, inclusive no Brasil. No entanto, a deputada já destacou que a intenção é abrir um diálogo para, eventualmente, estabelecer a escala 5×2 (cinco dias de trabalho e dois de folga) como uma alternativa.