Janja antecipa ida ao Japão, mas governo não divulga motivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cerimônia de sanção de leis sobre Educação e Meio Ambiente com a primeira-dama Janja Lula da Silva, ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos), Camilo Santana (Educação), Marina Silva (Leio Ambiente), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), no Palácio do Planalto . | Sérgio Lima/Poder360 17.jul.2024

Janja da Silva chegou ao Japão antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem viagem marcada para a próxima segunda-feira (24). Segundo sua assessoria, a primeira-dama embarcou com a equipe de preparação da visita presidencial, acompanhada de ao menos uma assessora.

Diferente do habitual, Janja não divulgou sua agenda nas redes sociais, e o governo também não anunciou sua chegada antecipada. Auxiliares afirmam que ela terá compromissos prévios no país, mas sem detalhar datas ou eventos.

A equipe precursora de Lula, que costuma incluir diplomatas, militares e policiais federais, já está no Japão para organizar os encontros do presidente. A visita de Lula faz parte das celebrações dos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Ele será recebido pelo imperador Naruhito e a imperatriz Masako no Palácio Imperial, além de se reunir com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba.

Recentemente, Janja desistiu de viajar para Nova Iorque para evitar desgaste político, já que suas viagens internacionais têm sido alvo de críticas.