Brasil vence no sufoco: Raphinha e Vinícius Júnior garantem a vitória sobre a Colômbia

Foi no sufoco, mas o Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, 20, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Vinícius Júnior e Raphinha marcaram para a seleção, enquanto Luis Díaz descontou para os colombianos.

O Brasil volta a campo na terça-feira, 25, às 21h30, contra a Argentina, em Buenos Aires, no Monumental de Núñez. Com a vitória, a seleção assume temporariamente a vice-liderança, com 21 pontos.

Brasil 2×1 Colômbia – O Jogo

Com o Mané Garrincha lotado, o Brasil começou a partida apostando na velocidade de Vinícius Júnior e Rodrygo, que levaram perigo ao setor defensivo colombiano desde o início. O primeiro gol veio rápido, logo aos cinco minutos, quando Vinícius Júnior recebeu pela direita, avançou e foi derrubado na área por Muñoz. Pênalti assinalado, e Raphinha converteu com precisão, marcando seu 11º gol pela seleção.

A seleção brasileira dominou os primeiros minutos, com a Colômbia acuada, sem conseguir encontrar seu ritmo de jogo. Aos oito minutos, Vanderson cruzou rasteiro para Vinícius Júnior, mas o goleiro Vargas evitou o gol. A partida ficou mais truncada com dois cartões amarelos para os brasileiros, Gabriel Magalhães e Bruno Guimarães.

A Colômbia, liderada por James Rodríguez, começou a crescer na partida, especialmente com Jhon Arias e Luis Díaz, que mostraram perigo. O empate veio aos 40 minutos do primeiro tempo, quando Joelinton perdeu a bola na entrada da área, e Arias, em velocidade, passou para Lerma, que assistiu James. O craque colombiano tocou para Luis Díaz, que finalizou e empatou a partida.

No segundo tempo, a Colômbia começou melhor, e, aos 17 minutos, quase virou o jogo. Após um cruzamento de James, houve um bate-rebate na área e o goleiro Alisson foi atingido. O árbitro, porém, marcou falta em Alisson e anulou o gol.

Aos 22 minutos, o Brasil teve uma grande chance de desempatar, quando Vinícius Júnior driblou a defesa, mas a bola ficou para Raphinha, que não conseguiu finalizar com eficiência. O susto mais grave aconteceu quando Alisson e Sánchez se chocaram ao disputar um cruzamento. Ambos saíram lesionados, mas depois de uma paralisação de seis minutos, voltaram ao jogo.

Na reta final, foi Vinícius Júnior, o melhor jogador da partida, quem decidiu com um gol de fora da área, garantindo a vitória por 2 a 1 e a vice-liderança provisória nas Eliminatórias.