Governo federal investe em escritórios municipais de governança ambiental para enfrentar desmatamento no Amazonas

On a flight from Alta Floresta to Claudia with a view of the rainforest seen during the burning season when large sections of forest are set on fire by farmers to be cleared for soy farming or cattle breeding.

Nove municípios do Amazonas — Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Itapiranga, Lábrea, Manicoré, Maués e Novo Aripuanã — serão contemplados com Escritórios Municipais de Governança Ambiental a partir deste ano.

A ação faz parte de um investimento de R$ 61 milhões do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o objetivo de monitorar e combater o desmatamento em 70 municípios da Amazônia Legal, que figuram no ranking de maior desmatamento da região.

O lançamento aconteceu na quinta-feira (20), em Brasília, e contou com a presença da ministra Marina Silva. “A parceria com os municípios é essencial para criar um vínculo com a sociedade. A agenda de comando e controle é mais eficaz quando o Sistema Nacional do Meio Ambiente funciona em todos os níveis – União, estados e municípios”, destacou a ministra.

Segundo o MMA, os municípios serão equipados com veículos, embarcações, drones e computadores, além de receberem capacitação e assessoria técnica para os servidores locais. O objetivo é reforçar as ações de monitoramento e controle ambiental, capacitando as equipes locais a atuarem de maneira mais eficiente no combate ao desmatamento e na promoção de práticas sustentáveis.