
O PSOL convocou seus militantes para se reunir nesta segunda-feira (14) na Câmara dos Deputados em apoio ao deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que teve o pedido de cassação aprovado pelo Conselho de Ética. A mobilização, que promete ser uma manifestação de samba, visa defender o mandato de Glauber e protestar contra o processo disciplinar que ele está enfrentando.
Em uma publicação nas redes sociais, o partido convocou artistas, sambistas e apoiadores a levarem seus instrumentos e se juntarem à roda de samba em solidariedade ao deputado. Sâmia Bomfim (PSOL-SP), companheira de Glauber e mãe de sua filha, compartilhou a mensagem, convidando todos a se unirem ao protesto.
– Amanhã: artistas, sambistas e amantes do samba farão uma roda aberta na Câmara, em solidariedade ao mandato de Glauber e contra a injusta perseguição que ele vem sofrendo! Venha, traga seu instrumento, solte a voz, todo mundo é bem-vindo! – escreveu Sâmia.
O pedido de cassação de Glauber foi aprovado no dia 9 de abril pelo Conselho de Ética, após uma discussão em que o deputado chutou Gabriel Costenaro, militante do Movimento Brasil Livre (MBL), dentro da Câmara. O relatório, que pedia a perda do mandato do psolista, teve 13 votos favoráveis e 5 contra. Glauber chegou a fazer greve de fome e acampar no plenário da Câmara, mas foi retirado pelos seguranças.