segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
Início BRASIL Checagem desmente Míriam Leitão no X, com correção de Sérgio Moro sobre...

Checagem desmente Míriam Leitão no X, com correção de Sérgio Moro sobre Lava Jato

Uma publicação da comentarista da GloboNews, Míriam Leitão, na rede social X, sobre a Operação Lava Jato, gerou uma checagem de fatos. Na postagem, Leitão analisa as diferenças entre o caso do ex-presidente Fernando Collor, preso recentemente no âmbito da extinta operação, e os demais réus. Collor foi detido por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leitão argumenta que o caso de Collor não teve origem em Curitiba, e por isso o entendimento do vício identificado pelo STF, relacionado à relação entre o Ministério Público e o juiz Sérgio Moro, não se aplica. Ela explica que, desde o início, o ex-presidente está sendo julgado em Brasília, devido ao seu cargo de senador. Collor foi denunciado pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em 2015.

A checagem contradisse a postagem de Leitão, afirmando que “comprovantes de depósito em dinheiro na conta de Collor foram encontrados no escritório de Alberto Youssef, em busca autorizada por Moro, sendo essa a origem da investigação”. O ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, também se manifestou, refutando a afirmação de Leitão.

“Miriam, comprovantes de depósito em dinheiro na conta de Collor foram encontrados no escritório de Alberto Youssef, em busca autorizada por mim. Portanto, sua afirmação de que o caso não tem relação com Curitiba não procede”, disse Moro.