sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início MUNDO Irã avisa que “as portas do inferno se abrirão” em retaliação aos...

Irã avisa que “as portas do inferno se abrirão” em retaliação aos ataques israelenses

O novo comandante da Guarda Revolucionária do Irã, general Mohammad Pakpur, afirmou nesta sexta-feira (13) que “as portas do inferno se abrirão em breve para os sionistas” em suas primeiras declarações após assumir o posto, substituindo Hossein Salami, morto no ataque israelense desta madrugada.

Em carta ao líder supremo Ali Khamenei, Pakpur prometeu vingança contra Israel, ressaltando que o regime sionista e seus aliados receberão uma resposta “proporcional e decisiva no momento e local que escolhermos”.

Os ataques aéreos israelenses atingiram cerca de 100 alvos, incluindo a usina de enriquecimento de urânio em Natanz, e mataram também o chefe da Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária, general Amir Ali Hajizadeh, e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Mohamed Hossein Baqeri.

Khamenei nomeou Pakpur comandante da Guarda Revolucionária e Abdorrahim Mousavi novo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas. A ofensiva deixou cerca de 70 mortos e mais de 300 feridos, segundo a agência Fars.

O líder supremo iraniano declarou que o “regime sionista preparou um destino amargo para si mesmo” e prometeu retaliação. O presidente Massoud Pezeshkian também prometeu uma resposta firme, afirmando que o país não ficará em silêncio diante do ataque.