sábado, 24 de janeiro de 2026
Início AMAZONAS Barroso circula por Parintins enquanto STF impõe controle sobre redes sociais

Barroso circula por Parintins enquanto STF impõe controle sobre redes sociais

Neste sábado, 28 de junho, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Roberto Barroso, fez um passeio de barco pelos lagos de Parintins antes de deixar a cidade. Ele esteve acompanhado do ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Jomar Fernandes.

O grupo navegou pelos lagos Macurani e Parananema, onde é possível ver, de um lado, os iates de luxo, e do outro, os bairros Itaúna e Paulo Corrêa, entre os mais pobres da cidade. Mesmo tendo um iate à disposição, Barroso preferiu usar uma embarcação mais simples.

A visita ocorre na mesma semana em que o STF votou favoravelmente à responsabilização das big techs por conteúdos de terceiros — decisão criticada por especialistas, juristas e usuários, que veem a medida como uma forma de censura e um risco à liberdade de expressão nas redes.

O julgamento, que teve Barroso entre os votos favoráveis, amplia o poder do Estado sobre plataformas digitais e acende o alerta sobre o futuro da internet livre no Brasil.