sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
Início BRASIL Eduardo Bolsonaro pede que brasileiros agradeçam Trump por tarifas aplicadas aos produtos...

Eduardo Bolsonaro pede que brasileiros agradeçam Trump por tarifas aplicadas aos produtos brasileiros

Brasil – O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agradeceu ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump após o anúncio de tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados ao país.

A postagem foi feita na plataforma Truth Social, rede utilizada por Trump para se comunicar com apoiadores.

Eduardo se licenciou do mandato e se mudou para os Estados Unidos. Ele é visto pela família como um articulador com o governo Trump.

“Obrigado, presidente Donald J. Trump. Espero que as autoridades brasileiras agora tratem esses assuntos com a seriedade que merecem. O Brasil não pode — e não vai — se tornar outra Venezuela, Cuba ou Nicarágua. Deus abençoe os Estados Unidos, Deus abençoe o Brasil”, escreveu Eduardo que em seguida pediu que os brasileiros também agradeçam a Trump.

A postagem ocorre um dia após Trump anunciar o tarifaço contra o Brasil, em meio a críticas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). Trump classificou a ação como uma “vergonha internacional” e sugeriu que Bolsonaro é alvo de perseguição política.

A declaração de Eduardo Bolsonaro se soma à reação da ala bolsonarista, que tenta atribuir ao governo Lula a responsabilidade pela deterioração das relações com os EUA. Do lado petista, o argumento é o oposto: a família Bolsonaro estaria promovendo ingerência estrangeira em processos do Judiciário brasileiro.

O presidente Lula respondeu às críticas de Trump citando a Lei de Reciprocidade Econômica como caminho legal para reagir às tarifas. Segundo ele, “o Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”.

Post ‘premonitório’

Na segunda-feira (7), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo nas redes sociais no qual indicava que medidas dos Estados Unidos estavam por vir. Sem citar diretamente o ex-presidente norte-americano Donald Trump, Eduardo afirmou:

“Eu só posso dizer que não posso entrar nesses pormenores, mas o que posso garantir pra vocês é que essa não será a única novidade vinda dos Estados Unidos sobre esse tema da perseguição no Brasil nesta semana”, disse o deputado licenciado.

Dois dias depois, nesta quarta-feira (9), Trump anunciou a imposição de tarifas de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos EUA — com justificativa política em defesa de Jair Bolsonaro e críticas ao Supremo Tribunal Federal.