sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA Lula posa com neto de Fidel Castro durante encontro do PT em...

Lula posa com neto de Fidel Castro durante encontro do PT em Brasília

Durante o encerramento do 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), neste domingo (3), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se e posou para fotos com Fidel Antonio Castro Smirnov, conhecido como “Fidelito”, neto do ex-ditador cubano Fidel Castro, falecido em 2016.

O prefeito de Maricá (PT-RJ), Washington Quaquá, divulgou uma imagem do momento e afirmou ter articulado o encontro, classificando-o como “simbólico”. Para ele, “o abraço entre Lula e Fidelito é um gesto de afeto e história que se projeta para o futuro”. Quaquá destacou ainda que Fidelito desenvolverá pesquisas em medicina nuclear na cidade de Maricá.

Além de Lula, participaram do evento nomes de peso do partido, como a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o novo presidente do PT, Edinho Silva.

Enquanto isso, o domingo também foi marcado por protestos da direita em várias capitais e cidades do país. Os manifestantes direcionaram críticas a Lula e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), além de defenderem anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro. Na Avenida Paulista, em São Paulo, o ato teve gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.