Lula posa com neto de Fidel Castro durante encontro do PT em Brasília

Durante o encerramento do 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), neste domingo (3), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se e posou para fotos com Fidel Antonio Castro Smirnov, conhecido como “Fidelito”, neto do ex-ditador cubano Fidel Castro, falecido em 2016.

O prefeito de Maricá (PT-RJ), Washington Quaquá, divulgou uma imagem do momento e afirmou ter articulado o encontro, classificando-o como “simbólico”. Para ele, “o abraço entre Lula e Fidelito é um gesto de afeto e história que se projeta para o futuro”. Quaquá destacou ainda que Fidelito desenvolverá pesquisas em medicina nuclear na cidade de Maricá.

Além de Lula, participaram do evento nomes de peso do partido, como a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o novo presidente do PT, Edinho Silva.

Enquanto isso, o domingo também foi marcado por protestos da direita em várias capitais e cidades do país. Os manifestantes direcionaram críticas a Lula e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), além de defenderem anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro. Na Avenida Paulista, em São Paulo, o ato teve gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.