Datafolha: maioria apoia prisão domiciliar de Bolsonaro e vê Moraes agindo dentro da lei

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (14) mostra que 51% dos brasileiros aprovam a prisão domiciliar imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O levantamento indica ainda que 53% acreditam que o magistrado atua dentro da lei.

O estudo foi realizado entre segunda (11) e terça-feira (12), com 2.002 entrevistados acima de 16 anos, em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

A pergunta apresentada aos participantes contextualizou que a prisão foi decretada após Bolsonaro supostamente descumprir ordem judicial que o proibia de usar redes sociais, ao participar por vídeo de um ato em sua defesa com críticas ao STF, transmitido por apoiadores. Diante disso, 51% declararam concordar com a decisão, 42% discordaram, 3% se disseram neutros e 4% não souberam responder.

Em outra questão, o Datafolha questionou se houve injustiça na decisão. Para 53%, Moraes age conforme a lei e a Constituição; 39% entendem que Bolsonaro é alvo de perseguição política; e 7% não souberam opinar.