Ariel Lubliner, brasileiro que servia em Israel, morre durante confrontos em Gaza

Ariel Lubliner, brasileiro que servia como sargento no Exército de Israel, morreu neste sábado (30) durante combates no sul da Faixa de Gaza. A informação foi confirmada pelo ministro da Defesa israelense, Israel Katz, em publicação no X. Lubliner tinha 34 anos, era casado e deixou um filho de nove meses.

Segundo Katz, o brasileiro imigrou para Israel “por amor à terra”, foi convocado após os ataques de 7 de outubro de 2023 e desde então atuava na defesa do país. O ministro agradeceu seus serviços e prestou condolências à família.

Nos últimos dias, Katz também protagonizou embates diplomáticos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele acusou o chefe do Executivo brasileiro de desrespeitar a memória do Holocausto, chamando-o de “vergonha”, “persona non grata”, “antissemita” e “apoiador do Hamas”.

Em nova publicação em português, Katz afirmou que Lula teria se revelado “antissemita declarado” ao retirar o Brasil da IHRA, organismo internacional voltado ao combate ao antissemitismo. O ministro declarou ainda que Israel “saberá se defender contra o eixo do mal do islamismo radical, mesmo sem a ajuda de Lula e seus aliados”.