
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, classificou o ex-presidente norte-americano Donald Trump como o “maior líder fascista do século 21” durante um ato em defesa da soberania realizado nesta segunda-feira (15/9) em São Paulo.
Para Edinho, a condenação de Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos de prisão por tentativa de golpe foi uma vitória inquestionável para o estado democrático de direito, mas alertou que o maior desafio ainda é combater o fascismo.
– O fascismo está em ascensão no mundo, o fascismo está em ascensão no Brasil. O Trump é o maior líder fascista do século 21. Não podemos ter receio dessa caracterização, tampouco de fazer um paralelo daquilo que antecedeu a Segunda Guerra Mundial – afirmou o dirigente petista.
O pronunciamento ocorreu durante ato público organizado pelo grupo Direitos Já pela Democracia, criado em 2019 após a vitória de Bolsonaro. O evento aconteceu no Teatro Tuca, da PUC-SP, na zona oeste da capital paulista.
A edição de 2025 teve como tema “Em Defesa da Democracia e da Soberania Nacional” e reuniu lideranças políticas, representantes da sociedade civil, artistas, intelectuais, juristas, magistrados e líderes religiosos.




