
Com um início avassalador, o Flamengo venceu o Estudiantes, da Argentina, por 2 a 1, nesta quinta-feira (18), no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Pedro abriu o placar aos 15 segundos, e Varela ampliou ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos, Guido Carrillo descontou para os argentinos, deixando tudo em aberto para a partida de volta.
Com a vitória pela vantagem mínima, o Flamengo pode até empatar no jogo de volta, na próxima quinta-feira (25), às 21h30, em La Plata, e garantir a vaga na semifinal. Antes disso, o Rubro-Negro enfrenta o Vasco no domingo (21), às 17h30, no Maracanã, pela 24ª rodada do Brasileirão.
Rubro-Negro domina desde o início
O Flamengo começou atropelando o Estudiantes. Com mais de 60% de posse de bola e 11 finalizações no primeiro tempo — três delas no alvo — o time comandado por Filipe Luís foi letal. Aos 15 segundos, Pedro recebeu de Plata para abrir o placar, e aos oito minutos, Varela completou cruzamento de Ayrton Lucas para fazer 2 a 0.
O Estudiantes não conseguiu reagir no primeiro tempo. Sua primeira chegada só ocorreu aos 18 minutos, com Medina, mas Rossi defendeu com facilidade. Os argentinos finalizaram três vezes sem perigo. Enquanto isso, o Flamengo seguiu criando chances, com Pedro, Samuel Lino e Plata levando perigo, embora sem conseguir ampliar.
Segundo tempo e pressão argentina
Na segunda etapa, o Flamengo manteve o controle, mas com menos intensidade. Após os 20 minutos, o Estudiantes passou a ter mais posse e, com a expulsão de Plata aos 36 minutos, aproveitou a vantagem numérica para pressionar e descontar com Guido Carrillo aos 45. O resultado deixa a disputa aberta para o jogo de volta na Argentina.