
Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (2), que a COP 30, a ser realizada em novembro na capital do Pará, não será a “COP do luxo” e que, durante os dias de conferência, não irá se hospedar em hotéis. “Vou dormir num barco”, disse o mandatário.
“É preciso mostrar pro mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará. Não vai ser a COP do luxo, é a COP da verdade”, disse o presidente durante agenda na Orla de Breves, no Pará, onde ele inaugurou duas unidades de ensino fundamental: a escola São Sebastião Rio Limão do Japichaua, na zona rural de Breves, e a escola Francisco Chagas da Costa, em Melgaço.
“Eu quero saber se os presidentes do mundo estão preocupados com a questão climática. Eu quero saber se o Trump, Xi Jinping, Macron, estão preocupados em resolver o problema da situação climática, porque pra que a gente mantenha nossas florestas em pé, é preciso que eles, que poluíram o mundo há muito mais tempo que nós, resolvam pagar pra que a gente possa dar qualidade de vida pro povo da Amazônia”, continuou o petista.
Lula já convidou Donald Trump, presidente dos Estados Unidios, Xi Jinping, presidente da China e Emmanuel Macron, presidente da França, para estarem presentes na COP 30. Dentre eles, até o momento, somente o líder francês confirmou presença.
O presidente Lula destacou ainda que os líderes mundiais precisam saber “como é que a gente vive”.
“Eles precisam saber como é que a gente vive. Eu falei pra Janja que eu não vou nem pra hotel, vou dormir num barco”, disse.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima vai acontecer em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano.
Visita às obras da COP
Ainda nesta quinta-feira (2), no Pará, Lula vai visitar as obras integradas para a realização da COP30, em que deve ser acompanhado pelo ministro do Turismo Celso Sabino, que já anunciou a saída do cargo após um ultimado do partido União Brasil, o qual ele é filiado.
O petista também irá conhecer as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto Una, no bairro Telégrafo e, posteriormente, participar de uma cerimônia de Anúncios de Investimentos em Drenagem e Inauguração do Parque Linear da Nova Doca.
Na sexta-feira (3), pela manhã, Lula visita as obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União. Depois, confere as obras do Porto Futuro II, complexo cultural e de lazer em fase de conclusão.