Polícia Federal prende influencer Buzeira em operação que envolve quatro estados

O influencer Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido como Buzeira, de 28 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (14) pela Polícia Federal, durante uma operação que investiga um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico internacional de drogas em quatro estados. A detenção ocorreu em Igaratá, interior de São Paulo. A defesa do influenciador não foi localizada até a publicação desta reportagem.

Segundo a investigação, parte dos recursos do esquema pode ter sido destinada a apostas eletrônicas, as chamadas “bets”. Buzeira, que possui mais de 15 milhões de seguidores no Instagram, já havia sido alvo de operação da Polícia Civil de São Paulo em fevereiro deste ano.

O influenciador ganhou notoriedade nas redes sociais promovendo rifas e sorteios de carros, produtos de luxo e ações promocionais, além de ostentar carros importados, joias, relógios caros e até helicópteros. Na operação anterior, mandados foram cumpridos em endereços ligados a ele em Mogi das Cruzes, expedidos pela 1ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores de São Paulo.

Na época, Buzeira usou as redes sociais para negar envolvimento em irregularidades, explicando que a ação policial visava esclarecer a compra de um carro associada a terceiros desconhecidos por ele:

“Tive que ir à delegacia justificar. Estavam me associando a coisas com as quais eu não tinha nada a ver. Comprei um carro, e esse carro estava associado a outras pessoas que eu não conhecia. Resumindo, tive que ir lá me justificar.”

Segundo o boletim de ocorrência, na residência de Buzeira, em condomínio de alto padrão em Mogi, a polícia apreendeu a placa de um carro de luxo, uma carta de um banco sobre o encerramento de uma conta dele em Miami, nos Estados Unidos, e notificações de multas de outros dois veículos de alto valor.