sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início BRASIL PF vai embasar processo de Lula contra Flávio Bolsonaro por fake news...

PF vai embasar processo de Lula contra Flávio Bolsonaro por fake news sobre PCC e CV

Brasil – A Polícia Federal (PF) deverá produzir um relatório técnico para embasar a ação movida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), após o parlamentar divulgar nas redes sociais uma montagem que associa o petista às facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV).

De acordo com o portal Metrópoles, a ação de Lula junto à Advocacia-Geral da União (AGU), movida em maio deste ano, foi remetida à PF. Desde o começo do ano, então, o pedido percorreu diferentes instâncias até chegar à PF, que integra a pasta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), chefiada por Ricardo Lewandowski.

“A AGU recebeu do Presidente da República pedido de representação para a adoção das medidas cíveis e penais cabíveis face à publicação ofensiva à sua honra efetuada pelo senador Flávio Bolsonaro”, informou a AGU em nota oficial.

Após análise jurídica, o caso foi encaminhado ao Ministério da Justiça com base no artigo 145 do Código Penal, que determina que a representação do presidente em casos de crimes contra a honra cabe à própria pasta. A PF, portanto, deverá reunir os elementos necessários para subsidiar a ação judicial contra o senador.

Segundo a AGU, a representação busca responsabilizar Flávio Bolsonaro tanto na esfera cível, por danos morais, quanto na esfera penal, por crimes contra a honra — como difamação e injúria. A PF deverá identificar elementos que comprovem o dolo e o alcance da publicação.

A publicação de Flávio Bolsonaro

A postagem que gerou a reação do presidente trazia uma montagem com a foto de Lula — tirada na época em que ele foi detido pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) durante a ditadura militar — ao lado de imagens de Marcola (líder do PCC) e Fernandinho Beira-Mar (do Comando Vermelho). Na legenda, Flávio escreveu: “CV, PCC e PT: as 3 facções mais perigosas do Brasil”.

A publicação viralizou entre perfis bolsonaristas e foi apontada por aliados do governo como um novo episódio de disseminação de fake news contra o presidente.

Família Bolsonaro agindo em conjunto contra Lula

Além da publicação de Flávio nas redes sociais, outro que tentou atrelar a figura do presidente Lula ao narcotráfico foi o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA há oito meses, e assumiu articular as sanções do presidente Donald Trump contra o próprio país.

“Moraes está usando o poder da sua caneta para proteger o Lua, sabendo que o Lula tem vinculação com o tráfico de drogas e terrorismo internacional”, falou Eduardo Bolsonaro nas redes sociais, em um corte de uma entrevista.

Atrelado à possível guerra dos EUA na Venezuela, que não se sabe ainda quando exatamente haverá a intervenção, está o discurso da caça ao terror, sob o argumento de que terroristas significam uma ameaça aos EUA e que, por isso, seria necessário uma ação deles em outros países. A Fórum elencou, em julho, algumas das vezes que os EUA tentou também intervir no Brasil só no começo deste ano.