Manaus se prepara para dar adeus aos “amarelinhos” com chegada de novos ônibus urbanos

Após anos de reclamações e da população sofrer nas mãos dos antigos “amarelinhos”, a Prefeitura de Manaus apresentou o protótipo do novo modelo de ônibus que promete, enfim, substituir os desgastados veículos alternativos que circulam nas zonas Norte e Leste da cidade.

O modelo escolhido é o Attack 8 Urbano, com ar-condicionado, design moderno e elevador de acessibilidade — algo que os passageiros dos amarelinhos esperaram por décadas. Segundo a prefeitura, a nova frota busca elevar o padrão de conforto, eficiência e inclusão no transporte público.

Além da melhoria prometida ao usuário, a gestão municipal destaca o impacto ambiental da troca. O prefeito David Almeida afirmou que os novos veículos poluem 75% menos, graças ao motor Euro 6, tecnologia que reduz emissões de dióxido de carbono.

“Estamos substituindo uma tecnologia ultrapassada. Deixamos de emitir dezenas de milhares de toneladas de CO₂ na atmosfera. Isso faz parte do nosso compromisso com a sustentabilidade e o futuro de Manaus”, disse Almeida, ao vincular a ação ao Plano Municipal de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.

Ao todo, 320 novos ônibus devem integrar o sistema, com rotas planejadas pelo IMMU para se conectar à malha principal de transporte. A iniciativa rendeu à capital o reconhecimento da Federação Nacional de Transporte Alternativo e Similar (Fenatral) como referência nacional na modernização do transporte