sábado, 7 de fevereiro de 2026
Início BRASIL Governo federal envia comitiva ao Complexo do Alemão para apurar denúncias após...

Governo federal envia comitiva ao Complexo do Alemão para apurar denúncias após ação policial

Nesta quinta-feira (30), as ministras Macaé Evaristo (Direitos Humanos) e Anielle Franco (Igualdade Racial) visitaram o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, acompanhadas de parlamentares de partidos de esquerda. A comitiva foi ao local um dia após a megaoperação contra o tráfico de drogas realizada pelo governo estadual.

Participaram da visita o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Reimont (PT-RJ), e as deputadas federais Benedita da Silva (PT-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ). O grupo se reuniu na sede da Central Única das Favelas (CUFA) para apurar informações sobre as mortes ocorridas durante a operação.

Na quarta-feira (29), parlamentares fluminenses já haviam criticado duramente o governador Cláudio Castro (PL), responsabilizando-o pelas ações policiais e chegando a pedir sua prisão preventiva.

Em documento encaminhado às autoridades, os deputados alegam haver “risco concreto à ordem pública e à investigação” e defendem o afastamento do governador para impedir novas operações do mesmo tipo. O texto também menciona que o governo do estado teria deixado de aplicar integralmente recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Durante coletiva de imprensa, os parlamentares acusaram o governo fluminense de promover uma “chacina continuada” em comunidades dominadas pelo tráfico.

— É a maior chacina do Brasil, superando a do Carandiru — afirmou Reimont, citando uma projeção de mais de 200 mortos.