
Brasil – O vereador Marcos Henrique Matos de Aquino, do Republicanos de São João do Meriti, foi preso na manhã desta sexta-feira (14) durante o desencadeamento da Operação Contenção, da Polícia Civil e Militar, que busca barrar a expansão territorial do Comando Vermelho no Rio de Janeiro.
Aquino não era alvo da ação, que cumpre 16 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, mas policiais encontraram no carro oficial da Câmara usado por ele uma arma de fogo registrada no nome de outra pessoa e caixas de medicamentos de uso controlado. A prisão foi feita em flagrante.
A busca foi feita quando os policiais caçavam o irmão dele, Luiz Paulo Matos de Aquino, que não foi encontrado em casa. O vereador foi até o local para saber sobre a operação e acabou preso.
Segundo as investigações, Luiz Paulo é suspeito de integrar o Comando Vermelho na cidade, que faz parte da região metropolitana da capital fluminense.
Segundo informações divulgadas pela Polícia Civil, 8 pessoas foram presas até às 10h48. Foram apreendidas 2 pistolas e uma carga de drogas.
Republicanos
Nas redes, o vereador do Republicanos – braço político da Igreja Universal do Reino de Deus e partido de figuras como Tarcísio de Freitas e Hugo Motta – ostenta publicações com Marcelo Crivella, Anthony Garotinho e o senador bolsonarista Carlos Portinho (PL-RJ).
Em seu perfil no site da Câmara de São João de Meriti, Aquino diz que “dedicou 8 anos de sua vida ao serviço do Exército Brasileiro, período em que desenvolveu valores como disciplina, responsabilidade e compromisso com o próximo”.
“Foi também graças a essa experiência que conseguiu financiar sua faculdade de Direito, uma conquista que reforçou sua missão de servir à sua comunidade”.





