sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
Início AMAZONAS Polícia Militar do Amazonas amplia patrulhamento ostensivo em áreas de difícil acesso...

Polícia Militar do Amazonas amplia patrulhamento ostensivo em áreas de difícil acesso com uso de motocicletas

Na rotina acelerada de uma cidade em constante crescimento, o trânsito congestionado soma-se às características de uma geografia urbana composta por becos, vielas e ruas estreitas que desafiam diariamente o trabalho da segurança pública. Neste contexto, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), instituição responsável pelo policiamento ostensivo, vem intensificando as ações preventivas com o emprego de equipes em motocicletas, por meio da Companhia de Motos das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).

De acordo com o comandante da unidade especializada, tenente-coronel Renan Carvalho, a modalidade de motopatrulhamento ostensivo permite que as equipes policiais atuem com mais agilidade em pontos considerados críticos, a exemplo de horários de grande circulação de veículos e em bairros que são formados principalmente por becos e vielas, onde a entrada das viaturas convencionais não é possível.

“Utilizamos as motos principalmente nos corredores viários e nos horários de pico. Mesmo com o trânsito carregado, elas conseguem chegar com rapidez”, destacou o comandante.

O comandante da Companhia de Motos da Rocam relata ainda que a unidade especializada concentra o patrulhamento ostensivo nos períodos de maior congestionamento do trânsito, entre 5h e 8h da manhã e das 15h30 às 19h30. Nesse período, as equipes policiais da Rocam Motos se posicionam em eixos estratégicos, como as interligações entre as zonas leste e centro-sul, que abrangem a ligação entre as bolas do São José, Coroado e Jorge Teixeira.

“Recentemente, em uma ocorrência de roubo no bairro Coroado, as motos realizaram a prisão dos suspeitos porque avançaram pelos corredores do congestionamento, chegando antes das viaturas de quatro rodas”, explicou o comandante da Rocam.

Treinamento especializado

O policial militar que integra as equipes de Motos da Rocam participa de um treinamento intenso que exige elevado preparo físico e psicológico. A capacitação inclui disciplinas específicas como tiro embarcado, que se trata de uma técnica de alta complexidade em que o garupa utiliza armamento de longo alcance. O domínio técnico é rigoroso para garantir que o uso da força ocorra apenas em situações extremas, preservando a vida de terceiros e da equipe policial no ambiente urbano.

O curso dura em torno de 30 dias e os profissionais são submetidos a situações de estresse extremo para simular a realidade das ruas. Tudo isso com o objetivo de garantir um atendimento ágil em qualquer localidade da cidade. “Os policiais chegam a permanecer 24 horas acordados em atividade contínua. Precisamos que o profissional saiba raciocinar e dialogar sob pressão, especialmente em ocorrências de alto risco”, afirmou o comandante da Rocam.

Novas motocicletas

No ano passado, o governador Wilson Lima, entregou 100 motocicletas para a Polícia Militar do Amazonas que foram destinadas à unidade especializada das Rondas Ostensivas Cândido Mariano. O investimento integra o programa Amazonas Mais Seguro e fortalece as ações da Rocam Motos na capital e Região Metropolitana de Manaus. Com o reforço de novas motos, a frota da Rocam salta de 30 para 100 motocicletas operacionais.

As motos que vinham sendo utilizadas, do modelo BMW GS 850 cilindradas, deram lugar às novas BMW F900cc, mais modernas e potentes. A tecnologia embarcada, aliada à agilidade dos condutores treinados da Rocam, permite uma atuação mais eficaz, principalmente em áreas de difícil acesso, corredores viários e comunidades com alta incidência criminal.

Criada originalmente para patrulhar áreas de risco com agilidade, a Rocam Motos foi reativada em 2019 na gestão do governador Wilson Lima. A unidade tem atuação destacada no combate a crimes em coletivos do transporte público, paradas de ônibus, estabelecimentos comerciais e regiões com maior vulnerabilidade.