quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Início AMAZONAS Em primeira sessão plenária de 2026, Roberto Cidade faz balanço da gestão...

Em primeira sessão plenária de 2026, Roberto Cidade faz balanço da gestão e traça metas para ano legislativo

A divulgação da lista definitiva com os nomes dos aprovados no concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a contribuição que o Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade tem proporcionado à sociedade, a atuação do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI) no interior do Estado e o fortalecimento do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam) foram alguns dos temas abordados pelo presidente do Legislativo Estadual, deputado Roberto Cidade (UB), durante a primeira sessão plenária ordinária do ano realizada nesta quarta-feira, (4/2).

“Neste início do ano legislativo, reafirmo meu compromisso com o Amazonas, com o povo desse Estado que me deu a honra de ser deputado estadual. Me sinto honrado por, depois de 14 anos, termos cumprido todas as etapas do concurso e amanhã, dia 5, a lista definitiva com os nomes dos aprovados será divulgada. São servidores que iremos começar a convocar e, tenho certeza, que estarão preparados para servir à Casa do povo amazonense”, declarou.

O deputado-presidente falou ainda sobre o Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, inaugurado em dezembro de 2025 e que representa um dos maiores legados no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Amazonas, além de ter tornado a Aleam a segunda Casa Legislativa do Brasil a ofertar atendimento especializado a pacientes com transtornos do desenvolvimento.

“Outra promessa nossa cumprida e que nos enche de orgulho é o Centro de Inclusão Sensorial. Desde a inauguração, em dezembro do ano passado, até janeiro deste ano, o Centro já realizou 1.625 atendimentos a crianças de até 14 anos com TEA, Síndrome de Down e outros transtornos do neurodesenvolvimento. O Centro Sensorial é um marco desta Legislatura, é mais um passo significativo no nosso desejo de fazer da Assembleia do Amazonas a mais inclusiva do Brasil. Além do suporte que esta Casa dá aos servidores, vamos abrir as vagas remanescentes para as pessoas de fora da Aleam”, anunciou.

Atividades ampliadas

Para 2026, Cidade anunciou ainda o fortalecimento das atividades do Feclam, que deve bater recorde de participação de parlamentares do interior na edição deste ano.

“Em 2026, vamos trabalhar ainda mais fortemente para que a gente possa melhorar o nosso Feclam, que está confirmado para abril. Temos aprimorado, melhorado e criado mais oportunidade para os legisladores de todo o Estado do Amazonas, fortalecido todo o legislativo no Estado, dos 61 municípios, e tenho certeza de que nós vamos conseguir concluir mais essa missão com êxito neste ano”, falou.

Cidade falou ainda sobre as atividades do CCOTI. Desde que chegou à presidência da Casa, o CCOTI já concluiu a revisão de 25 leis orgânicas e 18 regimentos. A atualização desses documentos permite que os vereadores modernizem políticas públicas, fortaleçam o trabalho legislativo e atendam melhor a população.

“Desde que cheguei à presidência, estamos realizando um esforço conjunto para atualizar legislações municipais que, em muitos casos, não passavam por revisão há mais de 30 anos. Hoje, com 18 leis orgânicas e 16 regimentos em andamento, garantimos suporte técnico para que os vereadores trabalhem com normas atualizadas, claras e alinhadas às exigências legais. Este é um trabalho de todos os 24 deputados e nosso compromisso é alcançar o maior número possível dos 61 municípios do interior, fortalecendo o Legislativo em todo o Amazonas”, afirmou o deputado-presidente.

Cidade falou ainda sobre a BR-319, a Zona Franca de Manaus (ZFM) e a cidade de Manaus. “Seguiremos firmes em defesa da BR-319, para que possamos sair do isolamento; da manutenção dos incentivos da ZFM e continuaremos a ter um olhar especial para a cidade de Manaus, essa cidade que é complexa e que precisa ter o apoio dos deputados estaduais. Neste novo ano, iremos continuar atuando firmemente para termos um Estado mais forte e uma população melhor assistida”, finalizou.