
O programa Opera+ Amazonas, que já garantiu o maior volume de cirurgias da história do estado com mais de 336 mil procedimentos realizados em 2025, entra em uma nova fase, consolidando-se como uma estratégia permanente para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas e otimizar a assistência em toda a rede estadual de saúde.
A iniciativa, apresentada pelo governador Wilson Lima, tem como objetivo principal diminuir o tempo de espera para, em média, 30 dias. “Na prática, o tempo de espera menor significa melhor qualidade de vida para o paciente e para os familiares. Quando a cirurgia acontece de forma mais célere, evita que esse paciente tenha outras complicações. E vamos continuar com o nosso Opera+ Amazonas também no interior, onde tiver necessidade, vamos fazer”, destacou o governador.
Doralice Cardoso, 41 anos, é uma das pacientes que comprova a eficiência do programa no Hospital e Pronto-Socorro Adriano Jorge, em Manaus. “Está sendo ótimo para todo mundo. Tem muita gente que estava na espera e agora está sendo tudo mais rápido e é muito bom. Facilitou muito a vida da gente”, relatou.
Ampla oferta e tecnologia
Com a incorporação de intensificações à rotina das unidades de saúde, o Opera+ Amazonas ampliará a oferta de cirurgias eletivas. O uso de tecnologia, por meio da assistente virtual do Saúde AM Digital, apoiará a convocação organizada de pacientes, agilizando o processo.
Assistência descentralizada no interior
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressaltou que o interior do Amazonas continua sendo prioridade, com ações descentralizadas como política permanente. “Em 2025, o interior do estado também teve um resultado muito positivo no número de cirurgias eletivas realizadas. As cirurgias que o interior ainda não consegue realizar também estão no planejamento para utilizar toda capacidade instalada na capital”, explicou.
Bruna Layce Bentes, 32 anos, natural de Lábrea, que em breve passará por uma cirurgia de vesícula na capital, destacou a importância do programa para quem vive no interior. “No interior, eu tenho parentes que realizam muitas cirurgias e fazem muitas coisas, justamente por esses mutirões que chegam lá”, comentou.
Resultados expressivos
Desde sua criação em 2021, o Opera+ registrou 336.816 cirurgias em 2025. O programa contribuiu para uma queda de 60,2% nas filas para cirurgias gerais entre julho de 2025 e janeiro de 2026. Os prazos atuais são de até 40 dias para hérnia e vesícula, até 30 dias para cirurgias ginecológicas e varizes, e até 7 dias para catarata.
Com informações da assessoria






