
O rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, é considerado foragido após a 3ª Vara Criminal do Rio de Janeiro determinar sua prisão nesta terça-feira (3). A Polícia Civil tentou cumprir a ordem judicial na residência do artista, mas ele não estava no local e ainda não foi localizado.
Oruam responde a uma ação penal por tentativa de homicídio qualificado e estava em liberdade provisória com uso de tornozeleira eletrônica, concedida por liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Contudo, o próprio STJ revogou a medida após relatos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) indicarem sucessivas violações das determinações judiciais. Segundo os autos, o rapper descumpriu o recolhimento domiciliar noturno em diversas ocasiões e demonstrou negligência com o equipamento de monitoramento, com 22 incidentes registrados entre outubro e novembro de 2025, incluindo longos períodos com o dispositivo desligado.
A Seap informou que, após a troca da tornozeleira em dezembro de 2025, o novo equipamento também apresentou falhas por ausência de carregamento, permanecendo descarregado desde 1º de fevereiro deste ano. As violações foram comunicadas ao Poder Judiciário, com relatórios mensais encaminhados à Terceira Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. Diante das infrações, o Ministério Público solicitou a prisão preventiva do acusado.
Com a revogação da liminar do STJ, a juíza Tula Corrêa de Mello considerou as medidas alternativas insuficientes e determinou a retomada da prisão preventiva para garantir a ordem pública e a efetividade do processo penal.
Acusação de tentativa de homicídio
Oruam, filho do traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, responde por tentativa de homicídio qualificado contra o delegado Moyses Santana Gomes e o oficial Alexandre Alves Ferraz. A denúncia aponta que, durante uma operação policial em 22 de julho de 2025 na residência de Oruam, o rapper e outras sete pessoas teriam arremessado pedras de grande porte contra os agentes.
Com informações da assessoria





