
O Rio de Janeiro se prepara para receber um público estimado em mais de 8 milhões de pessoas para as celebrações de carnaval. A expectativa é de que 6,8 milhões aproveitem os blocos espalhados pela cidade, enquanto outros 1,5 milhão se dividam entre os desfiles na Marquês de Sapucaí, Intendente Magalhães, Terreirão do Samba, Avenida Chile, Cinelândia e bailes populares.
Apenas o Sambódromo tem previsão de receber 500 mil espectadores para os desfiles do Grupo Especial, da Série Ouro e das escolas de samba mirins. Bernardo Fellows, presidente da Empresa Municipal de Turismo do Rio (Riotur), assegurou que a cidade está preparada e que os órgãos municipais estão integrados para garantir a segurança durante o período festivo.
Mobilidade e transporte
Devido às interdições de diversas ruas para a realização de blocos e desfiles, a recomendação principal é o uso de transporte público. Haverá reforço nos serviços noturnos que atendem à região do Sambódromo. O Metrô Rio funcionará ininterruptamente das 5h de sexta-feira (13) até as 23h59 de quarta-feira (18).
Saúde em primeiro lugar
Seis postos médicos, com um efetivo de 140 profissionais, estarão à disposição no Sambódromo. No total, 22 mil profissionais de saúde atuarão durante o carnaval, com muitas unidades de saúde funcionando 24 horas. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, aconselha os foliões a se programarem e a não esquecerem de tomar medicamentos de uso contínuo para doenças crônicas.
Recomendações importantes para os foliões:
- Manter a medicação de uso contínuo em dia.
- Beber bastante água.
- Moderar a ingestão de bebidas alcoólicas.
- Usar roupas leves e calçados confortáveis.
- Ter atenção ao uso de produtos cosméticos e capilares que possam causar alergias ou problemas de visão.
- Levar documento de identificação e telefone de contato.
Com informações da Agência Brasil




