sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
Início BRASIL Escola que homenageia Lula leva Janja à Sapucaí no carnaval de 2026

Escola que homenageia Lula leva Janja à Sapucaí no carnaval de 2026

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, vai desfilar na Marquês de Sapucaí com a escola Acadêmicos de Niterói, que levará ao Sambódromo do Rio de Janeiro, no carnaval de 2026, um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O desfile está previsto para o dia 15 de fevereiro, na abertura oficial da festa.

Enquanto Janja atravessa a avenida, Lula deve acompanhar a apresentação no camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD).

Segundo a CNN, o presidente fará uma agenda em três capitais durante o carnaval: Recife (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro.

A Acadêmicos de Niterói apresentará o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que retrata a infância do presidente em Pernambuco e sua trajetória até o Palácio do Planalto. A escola foi fundada há quatro anos.

A homenagem motivou reações no Congresso. Parlamentares do Republicanos, do PL e do Novo acionaram a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para apurar o uso de recursos públicos pela agremiação.

As representações foram protocoladas pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pelos deputados federais Sanderson (PL-RS) e Capitão Alberto Neto (PL-AM). Eles pedem fiscalização sobre possíveis repasses federais à escola.

Para os parlamentares, o enredo pode caracterizar propaganda eleitoral antecipada em ano de eleição. Damares também afirma que a homenagem contém ataques à direita, ao mencionar “mitos falsos” e o pedido de anistia.