
Com o Carnaval a todo vapor em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, a segurança para os turistas é prioridade. Para evitar contratações irregulares e possíveis golpes, o Ministério do Turismo (MTur) disponibiliza o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Através do sistema oficial do governo federal, é possível verificar se uma empresa ou profissional da área de turismo está atuando de forma legalizada no Brasil. O Cadastur é um registro obrigatório para diversas atividades turísticas, incluindo guias, agências de viagens, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, transportadoras turísticas, parques temáticos e acampamentos turísticos.
Como consultar a regularidade de serviços turísticos
A consulta no Cadastur é gratuita e pode ser realizada diretamente pelo site da ferramenta. Ao acessar, o usuário deve clicar em “Sou Turista – Consultar Prestadores”. A pesquisa pode ser feita utilizando o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa, o nome fantasia ou, no caso de guias, o Cadastro de Pessoa Física (CPF). A busca também permite filtros por localidade e tipo de atividade.
Caso um prestador de serviço não seja localizado na consulta, é um forte indicativo de que ele não está com sua situação regularizada perante o MTur.
Dicas e canais de reclamação
O site do Cadastur também oferece dicas valiosas para que os consumidores realizem contratações seguras e planejem suas viagens de forma eficiente. Em caso de irregularidades ou de ter sido prejudicado em seus direitos como consumidor, o MTur orienta que as denúncias sejam feitas. Além disso, o cliente pode procurar o órgão de defesa do consumidor em seu estado ou acessar a plataforma Consumidor.gov.br, um serviço público que facilita a interlocução direta entre consumidores e empresas para a solução de conflitos.
Expectativas para o Carnaval
As estimativas para o Carnaval indicam um movimento expressivo. Para 2026, o Ministério do Turismo projeta a participação de mais de 65 milhões de foliões em todo o Brasil, um aumento de 22% em relação a 2025. A festa deverá movimentar cerca de R$ 14,48 bilhões, com uma alta de 4% em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Com informações da Agência Brasil






