
Moradores do conjunto Ribeiro Júnior, bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus, celebraram nesta sexta-feira (13/02) a inauguração do novo Centro de Lazer Noca e Maroca. O espaço, totalmente reformado, foi entregue pelo governador Wilson Lima e já iniciou as atividades com um animado baile de carnaval para idosos. O centro tem o objetivo de se tornar um ponto de encontro para crianças, jovens, adultos e idosos, promovendo inclusão social e ampliando as oportunidades de esporte, lazer e convivência na região.
Para os residentes de longa data do conjunto, a revitalização do espaço representa um cuidado especial, especialmente para o público idoso, que agora dispõe de um local adequado para a prática de atividades físicas e de lazer. Luzinete Macedo, 64 anos, aposentada, destacou a importância do centro: “Essa inauguração de hoje é muito importante para nós do conjunto Ribeiro Júnior, principalmente para os idosos, para ter atividades, fazer exercícios físicos, se movimentar e ter um carnaval maravilhoso como esse. Essa inauguração foi excepcional para nós hoje”.
Celeste Batalha, 62 anos, integrante do grupo de atividade física Sempre Jovem, também celebrou a conquista, ressaltando que o novo centro contribui para a autoestima dos idosos. “Hoje é muito gratificante ter esse espaço para nós da terceira idade, é muito bom, contribui para a atividade física, não somente para mim. A alegria vem, a gente esquece que a velhice existe, é uma renovação das nossas vidas”, declarou.
A secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa, ressaltou o caráter simbólico da inauguração com o Baile de Carnaval dos Idosos e o papel do novo espaço na promoção da cidadania. “Hoje é um dia maravilhoso, um dia de alegria no espaço Noca e Maroca, principalmente aqui, inaugurando com um baile de carnaval para os idosos. Com certeza será um espaço utilizado por diversos grupos de idosos, um momento de alegria e com certeza uma grande entrega para o nosso estado”, afirmou.
Investimentos em espaços esportivos
Desde 2021, o Amazonas já viu a revitalização de 45 espaços esportivos em todo o estado, com investimentos que totalizam R$ 49,7 milhões. Desses, 14 estão vinculados ao Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), que atualmente gerencia 32 núcleos ativos e fomenta o esporte comunitário em mais de 17 modalidades.
Estrutura e multifuncionalidade do Centro de Lazer
Com 550 metros quadrados de área total, o Centro de Lazer Noca e Maroca foi completamente revitalizado e oferece uma estrutura voltada para o bem-estar e a convivência comunitária. O local conta com área para aulas de zumba, quadra de areia para futevôlei, espaço coberto para eventos, banheiros, chuveiros, playground, academia ao ar livre, mesas de jogos e bancos de praça.
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, o centro atende a uma demanda antiga da comunidade e amplia as possibilidades de uso. “Há mais de 40 anos que eles não tinham espaço para a reunião dos comunitários, no espaço onde eles pudessem praticar esporte, fazer reuniões comunitárias, praticar zumba, também trabalhar com parte da capacitação, treinamentos, principalmente das mães aqui, para inclusive gerar emprego e renda para a população aqui. Então, espaço multiuso, onde eles vão poder fazer essas atividades”, explicou.
Com informações da assessoria




