
A alegria do Carnaval pode se tornar um pesadelo para os animais de estimação. A exposição a multidões, música alta e aglomerações típicas das festas de rua traz diversos riscos à saúde física e psicológica dos pets, como alerta o médico veterinário Alexandre Guerra, presidente da Comissão de Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Companhia do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ).
Estresse e audição sensível
Cães, com sua audição muito mais aguçada que a dos humanos, sofrem com o barulho excessivo de fogos de artifício, gritos e caixas de som. Isso pode gerar medo, estresse e crises de ansiedade, levando a comportamentos agressivos ou tentativas de fuga, o que aumenta o risco de atropelamentos.
“Para nós, já não é saudável, imagine para eles”, ressalta Guerra. O contato com outros animais em meio ao estresse da folia também pode ser perigoso.
Altas temperaturas e alimentação de risco
O calor intenso do Carnaval é outro fator de perigo. Os cães regulam sua temperatura pela respiração, e a exposição prolongada ao sol pode causar hipertermia, desmaios e até a morte.
A alimentação também exige cautela. Oferecer alimentos de barraquinhas aos pets é arriscado, pois muitos são inadequados para eles.
Olfato apurado e produtos químicos
O olfato canino, extremamente sensível, pode ser incomodado por perfumes fortes, fumaça e outros cheiros intensos. Animais não conseguem se afastar facilmente desses estímulos desagradáveis.
Produtos químicos presentes em espumas e glitter, além de pequenos adereços de fantasias, representam perigo de ingestão acidental, causando intoxicação ou obstrução.
Fantasias: um perigo a mais
Fantasias para pets, embora possam parecer divertidas, podem prejudicar a regulação térmica, causar alergias e intoxicações se ingeridas. O desconforto pode levar o animal a tentar retirá-las, aumentando o risco de ingestão de partes.
“O bem-estar dos animais deve ser priorizado. A melhor opção é mantê-los em um ambiente seguro e tranquilo em casa”, recomenda Guerra.
Com informações da Agência Brasil





