segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
Início BRASIL Dirigente de escola que homenageou Lula na Sapucaí é réu em caso...

Dirigente de escola que homenageou Lula na Sapucaí é réu em caso de morte de criança

O presidente da Acadêmicos de Niterói, Wallace Palhares, responde na Justiça por homicídio culposo pela morte de Raquel Antunes, de 11 anos, atingida por um carro alegórico durante o Carnaval de 2022.

Na época do acidente, Palhares presidia a Liga-RJ, responsável pela organização da Série Ouro. Ao aceitar a denúncia, a Justiça entendeu que cabia ao dirigente a responsabilidade pela fiscalização e segurança na área de dispersão, onde a menina foi prensada entre a alegoria e um poste.

Raquel sofreu múltiplos traumatismos, teve uma perna amputada e morreu dias depois, na UTI. Após o episódio, Palhares declarou que não tinha obrigação de prestar assistência à família, alegando que o local não estaria sob responsabilidade direta da liga.

Indiciado em janeiro de 2023, ele se tornou réu em maio do mesmo ano por homicídio culposo. Em depoimento, Palhares e a Liga-RJ atribuíram à prefeitura e a outros órgãos a responsabilidade pelo isolamento e controle da área.

Apesar do processo em andamento, a escola estreou no Grupo Especial em 2026 com enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O caso segue em tramitação na Justiça do Rio de Janeiro.