
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) manteve o funcionamento de cirurgias e consultas eletivas em unidades de saúde durante o feriado prolongado de Carnaval. O Hospital Adriano Jorge, por exemplo, continuou o atendimento, como no caso de Maria Lucy Santos, 61 anos, que realizou uma cirurgia de hérnia umbilical em apenas dez dias após os exames.
A ampliação da oferta de procedimentos tem gerado uma redução significativa nas filas de espera. Entre julho de 2025 e janeiro de 2026, as cirurgias gerais (hérnia e vesícula) apresentaram uma queda de 60,2%, as ginecológicas de 88,2%, as ortopédicas de 59,6%, as dermatológicas de 62% e os procedimentos de catarata de 78,3%.
A prioridade do atendimento está voltada para as especialidades de maior demanda, como vesícula, hérnia, catarata, pterígio, ginecológica, dermatológica, varizes e ortopédicas, com o objetivo também de expandir o acesso no interior do estado.
Rede de urgência e emergência em funcionamento
Durante o período de Carnaval, a SES-AM manteve 25 unidades de urgência e emergência operando 24 horas na capital. Entre quinta-feira (12/02) e domingo (15/02), foram registrados 41.731 atendimentos na rede estadual.
Um posto médico foi montado no Sambódromo de Manaus para atender os foliões. Até o momento, o posto registrou 39 atendimentos, sendo a maioria relacionada a sintomas leves como dor de cabeça, mal-estar, náuseas, hipertensão e irritações oculares.
A estrutura do posto médico permanece ativa nesta terça-feira (17/02), durante a banda Galo de Manaus, com uma equipe multiprofissional pronta para o pronto-atendimento e encaminhamento para unidades de retaguarda, se necessário.
Com informações da assessoria





