terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
Início POLÍTICA Oposição anuncia 12 medidas judiciais contra evento pró-Lula no Rio

Oposição anuncia 12 medidas judiciais contra evento pró-Lula no Rio

Após o desfile da Acadêmicos de Niterói na Marquês de Sapucaí, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, partidos e parlamentares da oposição anunciaram, em menos de 24 horas, pelo menos doze ações judiciais contra o evento. O desfile ocorreu no domingo (15), com a presença de Lula na Sapucaí.

As medidas alegam propaganda eleitoral antecipada, abuso de poder político e econômico, uso indevido de recursos públicos e discriminação religiosa, com pedidos que podem incluir a inelegibilidade do presidente. O partido Novo pretende questionar o uso de recursos na promoção pessoal, enquanto o PL prepara ações por supostos ilícitos eleitorais e deve pedir ao Tribunal Superior Eleitoral a análise das contas da escola, além de apurar possível ligação com o Palácio do Planalto.

Entre os parlamentares que anunciaram medidas estão o senador Flávio Bolsonaro, o senador Rogério Marinho, o deputado Nikolas Ferreira e o deputado Luciano Zucco, que afirmam avaliar ações na Justiça Eleitoral e em órgãos de controle.