
O governador Wilson Lima esteve no município de Careiro Castanho, a 88 quilômetros de Manaus, nesta sexta-feira (20/02), para reforçar o investimento no interior do estado com a ampliação de ações sociais e o fortalecimento do setor primário. A agenda incluiu a entrega de equipamentos para agricultores e pescadores, além da inauguração de uma fábrica de gelo.
Fortalecimento do setor primário
Ações voltadas para o setor primário beneficiaram agricultores familiares, associações rurais e pescadores. Foram entregues implementos agrícolas, itens para irrigação, mudas, sementes e documentos que facilitam o acesso a crédito e políticas públicas. O objetivo é impulsionar a produção, gerar renda e dinamizar a economia local.
Inauguração de fábrica de gelo
Um dos destaques da visita foi a inauguração do Centro Móvel de Armazenamento de Gelo (CMAG). A estrutura, que funciona com energia solar, tem capacidade para produzir até 1,5 tonelada de gelo por dia e conta com câmara frigorífica para armazenamento de pescado. A iniciativa visa reduzir custos e melhorar as condições de conservação para mais de 5 mil pescadores da região.
“Essas fábricas modernas que já vêm com placa de energia solar e além da fabricação tem uma câmara frigorífica para armazenar até 1,5 tonelada de pescado. Isso é inédito, é um projeto que nós apresentamos no ano passado na nossa feira agropecuária e que agora a gente começa a levar para todo o interior do estado”, declarou o governador Wilson Lima.
Ações sociais e inclusão
Na área social, foram entregues 200 novos cartões do Auxílio Estadual, cestas básicas, absorventes do Programa Dignidade Menstrual, cheques do Crédito Rosa e cadeiras de rodas e de banho para pessoas com deficiência. As medidas reforçam as políticas de proteção social e inclusão no município.
Joice Kelle, mãe de dois filhos e beneficiária do Auxílio Estadual, expressou sua gratidão: “Representa melhoria para a gente, ainda mais para mim que sou dona de casa e não tenho emprego fixo. É uma ajuda e tanto e fiquei muito alegre, porque tenho dois filhos pequenos. Com o valor, vou fazer o rancho”.
Com informações da Agência Amazonas






