
O Sambódromo do Rio de Janeiro se prepara para o tradicional Desfile das Campeãs neste sábado (21), a partir das 21h. Cariocas e turistas poderão assistir à apresentação das seis melhores escolas do Grupo Especial, culminando com a campeã Unidos do Viradouro. A escola de Niterói, que conquistou o título com pontuação máxima em todos os quesitos, apresentará seu enredo vencedor pela primeira vez após a apuração.
Mestre Ciça: O coração da Furacão Vermelho e Branco
O desfile da Unidos do Viradouro celebrará Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, comandante da bateria “Furacão Vermelho e Branco”. Aos 70 anos, sendo 55 dedicados ao carnaval, Ciça é uma figura reverenciada no meio, conhecido como “mestre dos mestres”. Sua trajetória o levou de passista a ritmista, culminando na liderança de uma das baterias mais importantes do carnaval.
A importância da bateria no samba
Segundo o sociólogo Rodrigo Reduzino, pesquisador do carnaval carioca, a bateria é o “coração” de uma escola de samba, responsável por imprimir o ritmo e o andamento do samba-enredo. Ele destaca que a maestria de um Mestre de Bateria como Ciça envolve um “saber intelectual ancestral”, adquirido através da oralidade, vivência e experiência.
“Não é o saber de universidade. É um saber intelectual ancestral de lidar com esse conjunto, a ponto de direcionar o melhor ritmo e andamento para esse corpo”, explica Reduzino, ressaltando que esse conhecimento não se adquire “de um dia para a noite”. A continuidade da ancestralidade é o que, segundo ele, “imprime a marca da bateria”.
A Unidos do Viradouro, que venceu o carnaval pela quarta vez, inovou na escolha do enredo “Prá cima, Ciça”, uma homenagem em vida a um membro da própria agremiação. O desfile original ocorreu na última segunda-feira (16).
A ordem de apresentação das escolas será: Mangueira (6ª), Imperatriz Leopoldinense (5ª), Salgueiro (4ª), Vila Isabel (3ª), Beija-Flor (2ª) e, por fim, a Unidos do Viradouro.
Com informações da Agência Brasil




