sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA Musk afirma que “deep state” americano financiou eleição de Lula contra Bolsonaro

Musk afirma que “deep state” americano financiou eleição de Lula contra Bolsonaro

Elon Musk, proprietário da rede social X, reagiu a um comentário do senador republicano Mike Lee, que havia sugerido que o governo dos Estados Unidos teria financiado uma fraude eleitoral no Brasil em 2022 para derrotar Jair Bolsonaro e eleger Luiz Inácio Lula da Silva. Musk, em resposta a Lee, afirmou que o “deep state” dos EUA teria feito exatamente isso, utilizando a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) para interferir nas eleições brasileiras.

A troca de mensagens surgiu após uma publicação de Mike Lee, que questionou se a interferência do governo dos EUA na derrota de Bolsonaro o incomodaria. A Usaid repassou ao Brasil pelo menos US$ 44,76 milhões (R$ 267 milhões) entre 2023 e 2024, com foco em ONGs e projetos locais, de acordo com dados do governo americano.

Em 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esteve envolvido em eventos com a Usaid, gerando polêmica sobre a influência de agências americanas em processos eleitorais no Brasil. Em um dos eventos, o TSE discutiu o combate à desinformação, tema promovido pela Usaid. O ex-chefe da divisão de informática do Departamento de Estado dos EUA, Michael Benz, também afirmou que, se não fosse a atuação da Usaid, Bolsonaro continuaria presidente e o Brasil teria uma internet mais livre.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pediu investigações sobre o financiamento e as ações da Usaid no Brasil, defendendo a transparência e a soberania nacional.