quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
Início BRASIL Exército já discute possível prisão de Bolsonaro caso ele seja condenado pelo...

Exército já discute possível prisão de Bolsonaro caso ele seja condenado pelo STF

Brasil – O Exército já debate onde Jair Bolsonaro poderá cumprir pena caso seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento sobre tentativa de golpe de Estado. A preocupação principal é garantir um local adequado para um ex-presidente, sem riscos de agitação política ou contato com militares da ativa. A informação foi divulgada pelo Jornal Folha do Estado, que destaca que o tema já mobiliza setores das Forças Armadas.

Entre as possibilidades, estuda-se que Bolsonaro seja mantido em uma unidade militar, como o Comando Militar do Planalto, em razão do Código Penal Militar, que prevê esse direito a ex-presidentes e altas autoridades. No entanto, há resistência dentro da própria instituição, pois há receio de que sua presença possa gerar manifestações e tumultos próximos aos quartéis, como ocorreu após as eleições de 2022.

Outra questão em debate é o prazo do julgamento no STF. Com 34 pessoas denunciadas no caso, é improvável que a decisão final saia antes de 2026. Enquanto isso, militares seguem avaliando alternativas para garantir que uma eventual detenção de Bolsonaro ocorra sem comprometer a disciplina e a hierarquia das Forças Armadas.